domingo, 2 de agosto de 2009

Raízes na Tuiuti

A missão da Liesv é exportar talentos para o Carnaval Real. E isso é o que está acontecendo com nossa escola.

Eduardo Nunes, presidente, enredista e carnavalesco da nossa escola, agora faz parte da equipe de criação da Tuiuti, escola do Acesso do Rio de Janeiro. Nosso ilustre Edu faz parte da equipe de pesquisa da escola e contribuiu para a elaboração do enredo da escola para 2010. O presidente foi citado pelo Eduardo Gonçalves, carnavalesco da escola, nos agradecimentos.

Além do nosso presidente, outra ilustre figura também é citado pelo carnavalesco da Tuiuti. É o André Rodrigues, fundador e carnavalesco da nossa madrinha Princesa da Zona Norte, e grande amigo e colaborador da Raízes.

Confiram o relato do nosso querido presidente:


Pela primeira vez (pelo que eu saiba) que uma escola real lembrará do carnaval virtual em seu desfile. A Paraíso do Tuiuti, escola do acesso A do Rio, em sua sinopse divulgada hoje na sua quadra em São Cristóvão, lembrará dos amantes do carnaval virtual.
O enredo biográfico sobre a mestre Eneida de Moares, leva ao feedback de homenagens aos amantes do carnaval seja ele sendo estudado pelos acadêmicos ou montado por nós do carnaval virtual. Homenagem idealizada pelo carnavalesco Eduardo Gonçalves.

Segue a parte da sinopse que nos cita:
"Nova década, novos tempos e, nesse novo século, quem seriam as pessoas que trariam o ideal da pesquisa e o culto de manter vivas as tradições e histórias do carnaval carioca? Citamos alguns: Ricardo Cravo Albin, Maria Augusta Rodrigues, Felipe Ferreira, Sérgio Cabral, Marília Barbosa, Nei Lopes, Haroldo Costa e, ainda, os jovens Eduardo Pinto, Gustavo Melo, Marcos Roza, Fábio Fabato, entre tantos outros! São escritores, pesquisadores, historiadores e apaixonados pelo carnaval que carinhosamente podemos chamar de "Eneidas", já que ela se tornou ícone e sinônimo dos apaixonados pela essência mais pura da arte popular que é o carnaval carioca! Os eternos amantes do carnaval vão além da realidade física. O carnaval virtual existe e os desfiles são realizados pela internet com desenhos, carros alegóricos, sambas de enredo e baterias. Tudo em tempo real, acompanhado por milhares de pessoas. Existe ainda um júri técnico e a organização é feita por ligas com várias escolas de samba, exatamente como no carnaval real. Mais "Eneida" que isso, impossível! Tudo por amor ao samba e pela louca paixão pelo carnaval!"

A sinopse completa está em: http://www.sidneyrezende.com/noticia/49391+leia+sinopse+da+paraiso+do+tuiuti

É sempre bom vermos que o que nós e outras ligas fazem pelo carnaval está sendo visto pelo mundo do samba.

Desde já, obrigado Tuiuti.
Parabéns para os amantes do carnaval virtual, os "Eneidas" do século XXI.


Parabéns Edu! Você Merece!